Teletrabalho
-Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
-Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
-Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
-Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
Competências do/a teletrabalhador/a
-Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho.
-Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
-Gestão da confiança
-Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
-Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
-Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
-Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
-Gestão da distância
-Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
-Reorganização dos locais e horários de trabalho
-Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
-Motivação e feedback
-Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
-Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
-Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
-Controlo e proteção de dados pessoais
-Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
-Assistência técnica remota
Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
Formação e desenvolvimento de novas competências
Transformação digital – novas formas de trabalho
Desempenho profissional em regime de teletrabalho
-Organização do trabalho
-Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
-Espaço de e para o teletrabalho
-Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
-Pausas programadas
-Riscos profissionais e psicossociais
- Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
- Avaliação e controlo de riscos
- Acidentes de trabalho
-Gestão do isolamento