A importância da Definição de Objetivos

Campus Digital - Blogs

Definição de Objetivos

Os objetivos são essenciais para termos uma orientação geral e um propósito de vida. Adquirir uma conduta de orientação para os objetivos permite-nos transformar os nossos sonhos em realidade. Agir no sentido de fazer alguma coisa por aquilo que desejamos em vez de ficarmos à espera que aconteçam por magia. O foco nos objetivos permite-nos orientar para a solução em vez de nos concentramos no problema. O contrário, normalmente, de estabelecer objetivos e metas é ficar a remoer no problema. Focamo-nos no que está mal, errado, no que falta. Muitas vezes perdemo-nos na espiral de pensar no que aconteceu, como aconteceu, de quem foi a culpa, que só serve para nos entreter e afastar da possibilidade de fazer, de facto, alguma coisa.

Ao estabelecer objetivos muda-se a pergunta de "O que está errado?" para "O que é que eu quero e posso fazer?". Uma vez definido o problema, o enfoque no objetivo permite superar a situação e possibilita encontrar a solução, de forma estruturada.

Como definir objetivos

Falhar objetivos é um duro golpe à auto-estima e autoconfiança. Quando não conseguimos atingir os nossos objetivos perdemos a confiança na nossa capacidade de estabelecer e manter compromissos e de confiar em nós mesmos.

É frequente falharmos o alcance dos nossos objetivos porque falhamos a sua definição. Às vezes, os objetivos que estabelecemos são irrealistas. As resoluções de Ano Novo são exemplos típicos em que de repente esperamos mudar a nossa forma de comer, ou deixar de fumar apenas porque houve mudanças no calendário. É como esperar que um filho que nunca andou de bicicleta de repente salte para a bicicleta e comece a andar, ou que corra uma maratona sem meses de treino. Esses objetivos são baseados na ilusão e sem respeito pelo crescimento natural. Temos que ser capazes de gatinhar antes de caminhar.

Os nossos objetivos deverão ser SMART! O acrónimo S.M.A.R.T. significa que os objetivos devem ser Específicos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Attainable), Realistas (Realistic) e Temporizáveis (Time). Assim, quando definimos os nossos objetivos devemos analisá-los e reflectir se estes são:

Específicos: tem que ser específico a definir o que quer. Evite formulações vagas como: "perder peso", “ser melhor mãe/pai” ou "ser mais feliz".

Imagine que vai formular os seus objetivos a um génio da lâmpada. Se lhe pedir o maior e melhor carro do mundo é provável que receba um tanque militar! Daí que necessita de ser muito especifico na formulação do seu objetivo.

Imagine que o seu objetivo é “ser melhor mãe/pai”. O que significa para si ser melhor mãe/pai? O que terá de fazer? Como se sentirá quando alcançar o objetivo? O que terá de acontecer para dizer que cumpriu o objetivo?

Se o seu objetivo for “perder peso” será que considerará o seu objetivo alcançado se perder 100 gramas? Se não, especifique o que perder peso significa. Que peso quer atingir? Que número de roupa quer vestir? Que imagem quer ter? Como se quer sentir?

Outro requisito importante na definição de objetivos específicos é que estes também devem ser positivos. Em vez de formular o objetivo de "perder 5 quilos" deve antes focar-se em "atingir o peso saudável e indicado para mim de X quilos". Ao formular os seus objetivos (principalmente se os escrever) o seu cérebro vai continuar inconscientemente a trabalhar neles e a procurar o caminho para lá chegar. Por isso convém que a sua mente se foque no positivo, naquilo que quer, em vez de se focar naquilo que não quer. É proibido usar a palavrão NÃO!

Mensurável- Como é que vai saber que atingiu o seu objetivo? Uma vez que defina um objetivo específico deve estar implícito a forma que irá usar para verificar se o atingiu. Deverá ser capaz de responder à questão "O que precisa de acontecer para saber que atingiu o seu objetivo?"

Se o seu objetivo for “atingir o peso saudável e indicado para mim de X quilos” poderá usar a balança para verificar o alcance do seu objetivo. Se o seu objetivo for “ser mais feliz” como irá verificar o seu alcance?

Se não conseguir definir como irá verificar o seu objetivo significa que ele não é específico o suficiente.

Alcançável- Quanto mais ambiciosos forem os objetivos maior motivação trazem para os atingir. Contudo, certifique-se de que tem as capacidades, os recursos e a flexibilidade necessários para atingir aquilo a que se propôs. O desejo de mudança pode levar a que se queira tudo de uma vez contudo, as expectativas demasiado elevadas podem ser um duro golpe na sua motivação. Comece com pequenas metas, ganhe o hábito de as estabelecer, conseguindo alcança-las e celebrando o que conseguiu atingir.

Realista- O objetivo deve ser passível de ser concretizado. Importa ainda que quem o define, e assume, deve ser o responsável pela conquista do mesmo, não carecendo de estar dependente de fatores externos. Desejar, por exemplo, que o seu patrão chegue mais bem-disposto ao trabalho não depende de si.

Temporizáveis- Deverá ser estipulado um prazo, altura em que irá medir se atingiu o objetivo a que se propôs. Desta forma irá fixar um compromisso com o objetivo, evitando desvios. Quando definimos um objetivo a longo prazo, para não perder o foco e a motivação é importante que se estabeleçam pequenos objetivos até chegar ao objetivo final.

Se o objetivo for “pesar 60 quilos até Janeiro” pode definir quanto quer perder em cada mês até à data estipulada. Isto permite-lhe, também, fazer ajustes na sua estratégia. Por exemplo, para “pesar 60 quilos até Janeiro” decidiu deixar de comer fritos. Contudo, no final do primeiro mês conclui que isso não será o suficiente para alcançar o seu objetivo. Assim, decide também praticar exercício físico três vezes por semana. Desta forma obtemos uma maior flexibilidade que nos permite ir adaptando a estratégia ao longo do tempo, no sentido de alcançar o resultado final desejado. Vamos ajustando o nosso plano à medida que este vai funcionando para nós. À medida que vamos alcançando pequenos objetivos vamos adquirindo mais confiança e motivação que nos irá guiar até ao objetivo final.

Autor: 
Publicado em: 
Terça, 4 Maio, 2021

Contactos

PORTO

Rua Nossa Senhora de Fátima, 432
4050-426  Porto
 
LISBOA

Rua Duque de Palmela,
25, 1º andar
1250-097  Lisboa
 
Telefone
22 608 35 00
936 587 406