O Futuro do turismo em Portugal - O Recepcionista de Hotel

Portugal possui um clima temperado com poucas variações regionais, no norte húmido com chuvas abundantes e temperaturas suaves tanto no inverno como no verão e no sul é seco, com poucas chuvas, com invernos suaves e verões quentes, devido à influência do mar e do ar quente do Norte de África.

Uma paisagem também ela muito característica no norte sempre com um aspecto verde, a vegetação composta por florestas de folha caduca, prados naturais e matagais. No sul a paisagem é variada, mas muito menos verde mas muito famosa devido aos seus campos de aspecto dourado no verão, constituída por uma vegetação composta por florestas de folha persistente, matagais e arbustos.

Somos um povo de brandos costumes e hospitaleiro, a nossa gastronomia é famosa além-fronteiras, equilibrada pela “terra” bem como pelo “mar”.Tudo isto são argumentos para que quem nos visita goste sempre de voltar, por isso a importância do sector na nossa economia não pára de crescer. Associado a esta evolução está também o aumento significativo do nº de pessoas que trabalham nesta área como é demonstrado nos gráficos abaixo.

Um turismo de qualidade só é possível alcançar quando todos os stock holders envolvidos estão devotados não só à criação de infra-estruturas premium e inovadoras mas também à associação a uma solida formação dos profissionais do sector com sistematização e em permanência.

Porque acreditamos no Campus Digital da importância deste sector e no seu contínuo crescimento em Portugal apostar na formação de actividades relacionadas com o mesmo entra na nossa lógica de procurar dar respostas àqueles que querem uma carreira, um futuro, com soluções com empregabilidade hoje e amanhã mas também soluções que promovem a excelência já hoje bem como amanhã.

O que faz um(a) Recepcionista de Hotel:

  • Atender clientes, quer pessoalmente, quer por telefone, fax, correio electrónico ou outro meio de Comunicação, prestando informação, nomeadamente, sobre a disponibilidade de alojamento, suas características e preços;
  • Efectuar a reserva do alojamento, procedendo aos respectivos registos e dando indicações aos clientes sobre os procedimentos necessários para a realização da reserva;
  • Acolher os clientes e verificar a existência de eventuais reservas;
  • Proceder à inscrição dos clientes no registo da unidade hoteleira;
  • Entregar a chave ou o cartão magnético dos alojamentos aos clientes e indicar-lhes o percurso de acesso ao mesmo e providenciar o eventual serviço de bagagens;
  • Esclarecer os clientes sobre o funcionamento da unidade e os serviços que lhe estão subjacentes;
  • Prestar informações de natureza turística, histórica e cultural, sempre que lhe seja solicitado;
  • Prestar apoio aos clientes no que diz respeito a contactos com o exterior, efectuando, nomeadamente, marcações de viagens, excursões, reservas e confirmações de bilhetes para espectáculos e aluguer de automóveis;
  • Proceder à facturação dos consumos internos e emitir a respectiva factura;
  • Proceder à cobrança da factura junto dos clientes, tendo em conta as modalidades existentes, nomeadamente, crédito, pecuniário e cheques;
  • Receber a chave ou o cartão magnético pertencente ao alojamento a desocupar e providenciar eventual serviço de bagagens;
  • Atender reclamações e sugestões, identificando necessidades e expectativas do cliente e assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
  • Efectuar os registos de ocupação da unidade hoteleira e da facturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço, assim como, assegurar o arquivo da documentação utilizada na recepção;
  • Recepcionar a correspondência e anotar outras informações dirigidas aos clientes e providenciar a entrega junto dos mesmos;
  • Receber chamadas telefónicas e outros contactos, nomeadamente, via fax e correio electrónico, efectuando o seu encaminhamento em função do tipo de assunto, da sua urgência e do destinatário;
  • Acolher e comunicar a presença de pessoas externas à unidade, nomeadamente, visitas a clientes e representantes de fornecedores;
  • Colaborar na definição dos objectivos e regras de funcionamento do serviço de recepção e na implementação de programas de promoção da unidade hoteleira;
  • Assegurar a conservação e manutenção da recepção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local.
  • Recepcionar, quando solicitado, os bens dos clientes e assegurar a sua segurança, guardando-os no cofre da unidade com entrega de recibo comprovativo.
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Publicado em: 
Segunda, 24 Outubro, 2011

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