Desenvolvimento de Competências: uma relação win-win
Perante um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, as empresas são obrigadas a encontrar novas soluções que garantam a longevidade e o crescimento dos negócios. Assim, o desenvolvimento de competências tem sido adotado por muitas organizações, que veem nos seus profissionais um diferencial competitivo.
Uma gestão empenhada no desenvolvimento de competências baseia-se na identificação e na gestão das competências organizacionais e individuais mais relevantes para o sucesso da organização. Paralelamente, encontra-se o alinhamento do perfil dos colaboradores a essas expectativas e necessidades.
Define-se desenvolvimento de competências como o processo de análise, acompanhamento e estímulo das competências (técnicas e comportamentais), de cada colaborador.
Pode-se pensar então, no desenvolvimento de competências em duas situações: quando é preciso desenvolver novas competências que ainda não fazem parte do leque de habilidades de uma determinada equipa; e quando o foco está em desenvolver pontos de melhoria ou competências que os colaboradores já possuem.
É essencial perceber que as competências de um colaborador são, por analogia, as qualidades da empresa. É impossível ter um negócio conhecido pela agilidade na produção e entrega, se os colaboradores não apresentam agilidade nas tarefas individuais e coletivas, por mais pequenas que sejam. É impossível ter um negócio famoso pela excelência no atendimento ao cliente, se os colaboradores não possuem boa comunicação e empatia.
De acordo com Tanmay Vora (autor de livros sobre liderança): “uma equipa é tão boa quanto as pessoas que a compõem”. Portanto, ao cultivar as competências dos colaboradores, as organizações também cultivam a imagem que se forma sobre o próprio negócio. E isso é um diferencial — uma vantagem sobre os outros competidores do mercado.
Para pensar o desenvolvimento de competências de forma realmente eficiente, é importante entender que existem diferentes níveis de domínio de uma determinada habilidade. Só a partir da identificação do nível em que se encontra cada colaborador, é que será possível montar um plano de ação verdadeiramente efetivo.
A gestão com foco no desenvolvimento de competências é capaz de trazer diversos benefícios para as organizações. Em especial, podemos citar o aumento da produtividade, já que os colaboradores conseguirão executar tarefas com maior eficácia e eficiência.
Através da identificação das necessidades reais, é possível estabelecer programas de capacitação verdadeiramente eficientes, que consideram também os valores e objetivos corporativos.
Além disso, a gestão por competências também:
• Incentiva os gestores a utilizarem práticas de reconhecimento e valorização do indivíduo;
• Garante uma avaliação de desempenho mais acertada;
• Explora as potencialidades de todos os colaboradores;
• Favorece a retenção de talentos.
Impactos positivos também podem ser percebidos em alguns indicadores, como nas taxas de absenteísmo e rotatividade, diminuindo assim prejuízos e despesas desnecessárias.
Fica evidente que tanto as empresas como os colaboradores devem-se dedicar ao desenvolvimento de competências. Só desta maneira, é possível assegurar o alinhamento entre o perfil do profissional e as intenções da organização. E esse alinhamento é indispensável para a conquista de resultados realmente significativos.
É importante que esse trabalho seja contínuo. Uma empresa com um compromisso real no desenvolvimento de pessoas, vai alcançar as metas de forma mais eficiente e ter colaboradores mais produtivos. Por outro lado, cada pessoa que por sua livre iniciativa desenvolve as suas competências, passa a ter mais valor no mercado de trabalho.
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