SPO

Objectivos

O SPO é um programa especializado numa área técnica da Psicologia que trabalha duas componentes: a orientação vocacional e a aplicação de testes de avaliação que visam atingir 2 grandes objectivos: por um lado ajudar os jovens na escolha da sua área de estudo ou o que pretende seguir profissionalmente e por outro lado conhecer-se melhor a si próprio – Exercício de Auto-Conhecimento, ou seja, os seus interesses e as suas competências.
Em suma, visa os seguintes Objectivos:

  • Orientação e aconselhamento escolar;
  • Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno e para a construção da identidade pessoal;
  • Participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação para o acompanhamento de alunos ao longo do seu percurso escolar;
  • Intervir, a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, orientação e apoio ao aluno.
  • Conceber e desenvolver programas e acções de aconselhamento pessoal e vocacional a nível individual e de grupo.

As nossas Soluções

1 - Centro de Orientação Vocacional e Profissional (Ensino Básico, Secundário e Académico)

Quando começa (ou deve começar) a orientação vocacional? Quem deve ajudar os jovens na procura do seu caminho?

A procura de uma orientação vocacional é um problema que assume uma grande dimensão para os jovens e para os seus pais, quando se aproxima o final do ensino básico, altura de tomar decisões relativamente ao futuro escolar e/ou de trabalho. Já no ensino secundário, essa preocupação persiste, com a necessidade de escolher cursos e universidades, agravada com as contas a fazer para as médias.

Existe um conjunto de competências fundamentais, que se vão adquirindo e consolidando ao longo de todo o crescimento das crianças e jovens, e que lhes vão ser indispensáveis, futuramente, nas suas escolhas vocacionais e profissionais. Desta forma, em qualquer nível de ensino essa preocupação deve estar presente.

Esta Intervenção tem como objectivo ajudar os jovens nestes momentos de decisão para que esta escolha seja adequada ao seu perfil e expectativas. Deste modo, o processo de Orientação deve ajudar os Jovens a descobrir a sua personalidade, fixar os seus objectivos culturais e profissionais, compreender o seu meio ambiente e viver nele e desenvolver a sua intuição de tomar decisões.

2 - Centro de Orientação e Reajustamento Profissional

Esta intervenção é destinada a Jovens que se encontrem indecisos acerca da área que definirá o seu percurso profissional. Por outro lado, pretende igualmente intervir em adultos profissionais que se encontrem desajustados da sua realidade profissional actual. Neste programa o objectivo é trabalhar as competências actuais com o intuito de redefinir a sua entidade profissional, ou seja, é feita uma reorientação do seu perfil profissional que inicialmente adoptou.

3 - Avaliação Psicopedagógica

Esta intervenção destina-se a Jovens que se caracterizam pelo insucesso escolar que podemos directamente relacionar com situações de ineficácia dos métodos de estudo utilizados, com falta de concentração, fraca gestão do tempo e baixa auto-estima.

Neste plano de intervenção irão desenvolver-se planos de trabalho com a finalidade de treinar as competências pessoais e as capacidades motivadoras para um bom desempenho escolar com a aplicação de medidas correctivas e técnicas específicas que incidirão nestes desvios.

As consultas poderão incidir sobre métodos de estudo, a importância do saber estudar, promoção da auto-aprendizagem.

Esta intervenção desenvolve-se em 5 diferentes etapas:

  • Entrevistas ao aluno e pais com o objectivo de identificar principais fragilidades e necessidades;
  • Apresentação e entrega do Plano de Intervenção aos pais e aluno com o Diagnóstico devidamente identificado;
  • Aplicação de uma bateria de testes para identificação dos domínios a intervir no processo de aprendizagem individual – Avaliação;
  • Entrega aos pais e alunos do relatório de feedback dos resultados obtidos nos diferentes testes;
  • Intervenção Psicopedagógica prática de acordo com o quadro final efectuando sessões de treino de competências e capacidades;

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