Cursos CEF - Formação Prática em Contexto de Trabalho

Presentemente encontramo-nos na fase de encetarmos contactos com as empresas/instituições para indagar a possibilidade de os nossos formandos realizarem as atividades de estágio nessas mesmas empresas/instituições.

O balanço destes contatos é extremamente positivo visto que temos tido um ótimo acolhimento por parte das empresas e, à data, temos grande parte dos nossos formandos já colocados nas mesmas.

A Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) é um excelente dispositivo formativo visto que envolve a aprendizagem em situações de trabalho reais e proporciona aos formandos: o conhecimento da realidade empresarial e comercial; a aplicação das competências adquiridas durante a formação em contexto de sala de aula; o contacto com novas técnicas e tecnologias; o desenvolvimento de hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade; a aquisição de competências no âmbito do relacionamento interpessoal e uma melhor compreensão e consolidação dos conteúdos programáticos.

O objetivo primordial da FPCT é a preparação específica para a vida ativa e a “cereja no topo do bolo” é, no final da mesma, alguns deles ficarem a prestar serviço nessas empresas.

Sabemos, por estudos realizados, que o contato dos formandos com as empresas melhora o seu desempenho e contribui de forma muito significativa para facilitar as suas oportunidades de emprego. Importa referir que a taxa de empregabilidade é um ótimo mecanismo pelo qual se avalia o impacto da formação.

Na minha opinião, a FPCT deve ser aperfeiçoada de modo a que as parcerias entre entidades formadoras/escolas e as empresas sejam mais próximas e se reforcem os laços de colaboração, com vista a assegurar a satisfação entre ambas as partes. Tem de haver uma articulação estreita entre ambas as partes, a fim de se controlar o processo de formação em contexto de trabalho, mas também para assegurar o respeito pelos objetivos de aprendizagem, pelos interesses dos formandos e pela coerência do próprio processo formativo.

Publicado em: 
Quinta, 19 Abril, 2012

Contactos

PORTO

Rua Nossa Senhora de Fátima, 432
4050-426  Porto
 
PENAFIEL

Rua D. António Ferreira Gomes,
Ed. Parque do Sameiro, 58-A
4560-568  Penafiel
 
COIMBRA

Rua do Brasil, 116 e 116A
3030-775 Coimbra
 
Linha de Apoio Comercial
707 100 140